Pecuária Neutra  e Regenerativa

PECUÁRIA REGENERATIVA

O impacto ambiental da agropecuária está relacionado a forma que o homem vem realizando seu manejo produtivo, dessa forma, a questão não é a produção de alimentos, mas sim a intensificação do formato atual de sua cadeia produtiva, movida a base de sistemas de monocultura e insumos químicos de origem industrial.

 

O princípio norteador é que o produtor rural pode atuar como um elemento de revitalização dos ecossistemas, prática essa que vem sendo denominada como pecuária regenerativa.

- Para os animais:

1° passo - introdução do manejo regenerativo

Muito dos impactos ambientais que se atribuem a pecuária extensiva estão mais relacionados a forma que o manejo é realizado do que a criação desses animais propriamente dita.

 

A pecuária regenerativa parte da premissa que os herbívoros sempre existiram e que ocupam um importante papel no equilíbrio dos ecossistemas, que consiste em fazer o manejo de poda dos campos de pastoreio.

Segundo pesquisas reconhecidas internacionalmente o pastoreio adequado é um fator de revitalização das pastagens, sendo este um dos caminhos para a fixação de carbono no solo em larga escala.

A fim de ajudar nessa questão, o Projeto tem como o 1° passo as seguintes instruções:

- Bio-ativação natural do solo nas pastagens, através do estímulo e respeito a correta sucessão e interação das plantas, favorecendo: o metabolismo vegetativo da pastagem, a maior eficiência do ciclo da água, do ciclo dos nutrientes, do balanço de energia, da dinâmica das comunidades ecológicas, da fixação de carbono do solo, ...

- Estimular o aumento da matéria orgânica nos solos 

- Planificação do rodízio dos piquetes, sendo 1 plano para época das chuvas e outro para a estiagem

- Ajuste na divisão dos piquetes e, consequente, pressão do pastoreio dos animais 

- Acompanhamento da evolução do teor de carbono e matéria orgânica do solo

- Evolução genética do rebanho

- Adequação Ambiental das fazendas

- Multiplicar a produtividade por hectare

- Outros produtos

Devido ao projeto estimular a integração de atividades, a evolução dos sistemas de produção das fazendas proporciona múltiplos produtos, como é o caso das agroflorestas.

Sistemas mais diversos trabalham em sintropia e de acordo com o princípio de sucessão ecológica. A busca pelo maior entendimento dos ciclos naturais, diminui a demanda por insumos externos ao sistema, como fertilizantes e agrotóxicos que, na sua maioria, causam grande impacto ambiental.

Ao mesmo tempo, ocorre o aumento de matéria orgânica no solo, seguido pela a maior eficiência do ciclo da água, do ciclo dos nutrientes, do fluxo de energia e da dinâmica das comunidades ecológicas, consequentemente, fixando mais carbono no solo, ...

Para isso, o Projeto tem as seguintes instruções:

- Maior diversificação dos sistemas produtivos

- Potencializar o metabolismo vegetativo através de um maior fluxo de energia entre os componentes do sistema produtivo , maximizando o potencial fotossintético das plantas, consequentemente, fixando mais carbono no solo

- Sobre o uso de fertilizações e agrotóxicos: com a evolução do manejo dos solos, o sistema produtivo tende a se equilibrar e não demandar mais de fertilizações químicas e agrotóxicos, que devem ser utilizados somente em casos específicos de forma temporária

- Acompanhamento da evolução do teor de carbono e matéria orgânica do solo

- Adequação Ambiental das fazendas

- Multiplicar a produtividade por hectare

- Saiba mais solos saudáveis

O vídeo Sinfonia dos Solos ( Shymphony of the Soil ) é uma produção independente não relacionada ao Projeto Pecuária Neutra e Regenerativa porém, ele retrata muito bem os conceitos, valores e estratégia que nos seguimos e acreditamos.

Segue vídeo sobre como bio-ativar e construir solos saudáveis, fixar carbono e equilibrar todo ecossistema.

Clique aqui para assistir o vídeo Sinfonia dos solos

- Produtos já a venda

- carne, leite e derivados 

- madeira*: lenha, toretes e toras para serraria

*proveniente de fontes renováveis (agroflorestas e plantios comerciais), contribuindo assim para a diminuição a pressão sobre as matas e biomas nativos

  em desenvolvimento: 

- ovos, aves, suínos, carvão para churrasco, moirões tratados (...)

Figura 1: lenha com a certificação Pecuária Regenerativa da marca Ah Pashto

- Metodologia da Certificação da Pecuária Regenerativa

   clique aqui para saber mais sobre a metodologia

- Avaliação Financeira da Pecuária Regenerativa

   clique aqui para saber mais sobre a avaliação financeira

  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • youtube
  • RSS ícone social