Pecuária Neutra  e Regenerativa

Serviços Ambientais

A plataforma desenvolvida pelo Projetos Pecuária Neutra e Agropecuária Regenerativa é capaz de proporcionar mais de  18 serviços ambientais, entre eles:

Figura 5: Serviços Ambientais da Agropecuária Regenerativa e Neutra

Fonte: Projeto Pecuária Neutra 2018

Sequestro de Carbono

 

O nível atual de emissão de gás carbônico na atmosfera é o mais alto dos últimos 420 mil anos. Os oito anos mais quentes da História ocorreram na última década. Os Gases de Efeito Estufa são os grandes responsáveis pelas mudanças climáticas em nosso planeta, em especial pelo aquecimento global, que está provocando incêndios florestais, mudança das correntes marítimas, degelo e elevação do nível dos oceanos.

O sequestro de carbono é realizado pelas árvores do sistema produtivo através do processo da fotossíntese. Dessa forma ajuda na redução da poluição e da temperatura do planeta.

Conservação da Água

 

Uma das técnicas utilizadas são plantios em Sistemas Silvipastoris com alinhamento em nível. 

Esse Sistema de Produção Sustentável, ajuda na recarga hídrica dos lencois freáticos e , com isso, ocorre menor escorrimento superficial de água no solo, mantendo a água mais tempo dentro de sua bacia hidrográfica.

Isso ocorre porque o alinhamento em nível forma uma grande “calha de absorção de água” distribuída homogeneamente por toda área, que faz com que a velocidade da água das chuvas seja freada ao tocar o solo. Ao diminuir sua força de impactos, a água apresenta uma maior taxa de infiltração no solo, esse adicional de água captado ajuda os lençóis freáticos a aumentar seu volume e tornar mais vigorosas as nascentes.

 

Conservação do Solo

 

Devido à mesma explicação sobre a Conservação da Água, a redução da velocidade da água provocada pelo alinhamento em nível faz com que a velocidade da água das chuvas seja freada, diminuindo sua força e seus impactos sobre a estrutura do solo. Dessa forma temos uma menor possibilidade de erosão e lixiviação nessas áreas.

 

Bem-estar animal

A distribuição das árvores na pastagem segue um layout padronizado que proporciona um extenso bosque, que proporciona um sombreamento homogêneo capaz de reduzir a temperatura de 2 a 6 graus célsius dentro do sistema. 

O conforto térmico, aliado a fatores como bom manejo, boa pastagem, suplementação minaral, manejo sanitário adequado, boa qualidade de água podem gerar um incremento de produtividade por animal de 15 a 30%, tanto para o leite, quanto para a carne.

 

Fauna – Flora – Biodiversidade

As Fazendas do Projeto Pecuária Neutra tem 48% de sua área total composta por sua Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente (APPs). Dessa forma, presta sua contribuição para mitigação dos impactos na fauna, flora e biodiversidade no ambiente que esta inserida.

As áreas são compostas da Reserva Legal e Área de Preservação Permanente (APP) apresenta vegetação nativa da tipologia florestal Floresta Estacional Semidecidual, Bioma Mata Atlântica, com espécies como jacarandá, cedro, quaresmeira, ipê e cambará, jacaré, embaúba, pau mulato e angelim. Nas partes menos exuberantes,  predominam a vegetação de campo sujo, ou popularmente conhecida de capoeira, com a ocorrência de espécies como lobeira, aça-peixe, ipê e quaresmeiras.

Alguns animais e aves são encontrados no local, tais como tatu, preá, quati, siriema, jacu, nhambu, maritaca, sabiá, canário da terra, anu branco, araçari de bico branco, arapaçu de serrado, fim fim, garça vaqueira, garibaldi, teque teque, tucano, veado-campeiro e jaguatirica.

Figura 6  - Tabela com a distribuição do uso do solo do Projeto Pecuária Neutra

Fonte: Projeto Pecuária Neutra 2016

Figura 7 – Mosaido das áreas de produçaõ e preservação

Fonte: Fazenda Triqueda

A figura acima mostra uma matriz de produção inteligente e que valoriza a aptidão particular de cada área da fazenda e, dessa forma, maximiza a produção e as áreas para conservação da biodiversidade.

Ganhos Financeiros

Além de todos os benefícios citados acima, o sistema silvipastoril aumenta consideravelmente a rentabilidade por hectare da propriedade, atingindo uma taxa média de retorno sobre o capital de 25%  ao ano.

Clique aqui e mais sobre a Avaliação Financeira.

  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • youtube
  • RSS ícone social